1.1. No primeiro período apresenta o tempo principal, o protagonista e o objecto que determina a acção:«Um dia, à meia-noite, ele viu-a.».
No segundo período está o espaço - torre- , fundamentalno começo e no desenlace trágico.
2.O tempo é curto. A noite é o espaço temporal mais importante porque era quando a estrela brilhava e quando se dá o clímax. Durante o dia vão surgir outros momentos em que a personagem comenta o desparecimento da estrela, juntando-se-lhe progressivamente outras personagens individuais e a colectiva- o próprio povo.
3. O primeiro parágrafo apresenta, pois , a introdução.
4.1 No segundo parágrafo começa o desenvolvimento, com a primeira peripécia e os seus momentos mais expressivos: a decisão de Pedro, a pressa em chegar à torre e a subida desta, depois de ver que a porta estava aberta.
4.2 O protagonista sente medo logo ao começar, a subir a aldeia até ao cimo do monte, mas olha a estrela e encoraja-se. Começam as diligências e o narrador refere o seu medo. Mas o desejo de alcançar a estrela vence todas as dificuldades e consegue despegá-la.
5. Com sete anos subia às oliveiras, saltava barrancos, jogava à porrada como um homem; daí, pois, o desejo de empalmar a estrela.
6. O recurso estilístico é a comparação: «como uma rã».
II
1.1 O adjectivo está no superlatrivo absoluto analítico.
1.2 Feiíssimo
2.1 « quando calculou»- oração subordinada temporal
«que o pai e a mãe já dormiam» oração subordinante integrante
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário